Comissão Científica 2019 - 2020

A Comissão Científica do QualiHosp é composta por representantes de instituições públicas e privadas, com vistas a excelência acadêmica e representatividade do setor.

ALBERTO JOSÉ NIITUMA OGATA
FGV Saúde
Presidente-eleito da Associação Internacional de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP), coordena o Laboratório de Inovação Assistencial da OPAS com ANS, ministra a disciplina de Gestão de Saúde Populacional no Mestrado Profissional em Gestão da Competitividade da FGV-SP. É médico e mestre em medicina e economia da saúde.

ANDRÉ RUGGIERO
Organização Nacional de Acreditação – ONA
Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduação em Administração Hospitalar e Mestrado em Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Administração de serviços de saúde públicos e privados, hospitais, redes básicas de saúde, Unidades de Saúde da Família e Unidades de Pronto Atendimento. Experiência em Gestão da Qualidade e Acreditação de serviços de saúde. Atualmente é Superintendente administrativo-financeiro da Organização Nacional de Acreditação – ONA.

ANTONIO JOSÉ RODRIGUES PEREIRA
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado. MBA Executivo Internacional FEA/USP e MBA Gestão de Projetos FIA/USP. Atualmente é doutorando em Administração de Empresas pela FGV EAESP com linha de pesquisa em Competitividade e Gestão. Foi Diretor de Engenharia do Hospital A.C. Camargo, Gerente Geral de Engenharia da Pepsico do Brasil e Diretor Brasil da Philips do Brasil. Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da FMUSP de jan/2011 a maio/2014, e partir desta é Superintendente do HCFMUSP.

ANTONIO TONETE BAFI
Hospital e Maternidade Sepaco
Médico intensivista especialista pelo MEC/AMIB. Atuante nas áreas assistencial, gerencial e ensino/pesquisa. Coordenador da UTI da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da UNIFESP e da Equipe Paciente Grave UTI. É Superitendente Médico/Diretor Técnico do Hospital Sepaco.

CAMILA PHILBERT LAJOLO
Associação Congregação de Santa Catarina
Médica com residência médica em Hematologia/Hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas, MBA em Economia e Gestão em Saúde pelo CPES e Mestrado em Public Health - Harvard School of Public Health. Especializou-se em melhoria da qualidade no Institute for Healthcare Improvement (IHI) recebendo o título de Improvement Advisor em 2013. Atualmente é gerente corporativo de qualidade/segurança do paciente da Associação Congregação de Santa Catarina, e assessora da coordenação do Proqualis da Fundação Oswaldo Cruz.

CLAUDIA AFFONSO SILVA ARAUJO
Escola de Negócios da UFRJ - COPPEAD
Professora Adjunta do COPPEAD/UFRJ. Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS/COPPEAD/UFRJ) e Chefe da Área de Operações, Tecnologia e Logística do COPPEAD/UFRJ. Doutora em Administração pelo COPPEAD/UFRJ onde também obteve o título de Mestre em Administração. Bacharel em Economia pela PUC/RJ. Atuou como professora visitante e pesquisadora junto à Robert H. Smith School of Business, da University of Maryland, USA. Professora, desde 1995, das áreas de Marketing e Operações de Serviços. Tem participado de Congressos e Conferências no Brasil e no exterior, assim como realizado trabalhos de consultoria e pesquisa em diversas empresas do setor de saúde. 

CLAUDIA XAVIER SOARES
Conselho Regional De Fonoaudiologia 2ª Região/SP
Doutora em Neurociências e Comportamento/USP, Especialista em Motricidade Orofacial. Fonoaudióloga graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Chefe da Equipe de Fonoaudiologia Infantil do Hospital e Maternidade Santa Helena - UNIMED Paulistana de 2011 a 2015. Atua no Hospital Ipiranga na Equipe Neonatal desde 2016, é Coordenadora e professora de Cursos de Pós-graduação na área de Fonoaudiologia no período Neonatal e Disfagia Infantil do Núcleo de Estudos Claudia Xavier. Professora do vários Cursos de Pós-graduação na área de Fonoaudiologia Hospitalar em várias cidades do pais.

DAISY MARIA RIZATTO TRONCHIN
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EE-USP
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (1979), Habilitação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo (1980), Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP (1988), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem-USP (1999) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem-USP (2003), Livre-Docência pela Escola de Enfermagem da USP (2011) e Pós-Doutorado no Instituto Avedis Donabedian, Universidade Autônoma de Barcelona (2014). Atualmente é professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Departamento de Orientação Profissional. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Administração Em Enfermagem, Qualidade e Avaliação de Serviços de Saúde. É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Qualidade e Avaliação de Serviços de Saúde e de Enfermagem, cadastrado no CNPq.

DANIEL PEIXOTO DE ALBUQUERQUE
Central Nacional Unimed - Cooperativa Central
Superintendente de Provimento em Saúde da Central Nacional Unimed, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia desde 2002, Mestre em Fisiologia do Esforço pela UFMG, Doutorando em Saúde do Adulto pela UFMG, MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Especialista em Acreditação Internacional pela Joint Committion International. Membro da Academia Brasileira de Cuidados Paliativos.

DENISE BALCHIUNAS TOFFOLI
Conselho Regional de Nutricionistas – CRN 3
Graduada pela São Camilo, com Mestrado em Administração pela Umesp, Doutora em Administração pela FGV EAESP. Foi consultora em Gestão de UAN e docente do SindHosp. Foi coordenadora-adjunta da graduação em Nutrição e coordenadora da Pós em UAN da São Camilo.

DENISE CALUTA ABRANCHES
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Paulista, mestrado em Odontologia pela Universidade Paulista e doutorado em Ciências (Medicina - Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Serviço de Odontologia do Hospital São Paulo - Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Camara Técnica de Odontologia.

EDUARDA RIBEIRO DOS SANTOS
Conselho Federal de Enfermagem
Enfermeira, Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Mestre e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Docente dos cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina; e do Mestrado Profissional da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Coordenadora dos cursos Pós-graduação em Enfermagem em terapia Intensiva e Enfermagem em Nefrologia e Urologia na mesma instituição. Membro da Diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, como primeira secretária, no triênio de 2018 a 2020.

EDUARDO LOEBEL
Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN/UFU
Graduação em Administração de empresas pela UNIFIEO (1977), especialista em Administração pelo CEAG - EAESP-FGV, Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela PUC-SP.

ELAINE ROSSI RIBEIRO
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – INESCO
Enfermeira, Doutora em Medicina, Docente Pesquisadora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde, Coordenadora do Paraná no Curso de Gestão do Trabalho e Educação do MS/UFRN.

ELENA BOHOMOL
Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo
Enfermeira. Livre-Docente. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Gestão, Gerenciamento e Educação com foco na Qualidade e Segurança do Paciente.

EVANDRO PENTEADO VILLAR FÉLIX 
Médico com cerca de 20 anos de experiência na área da saúde (pública e privada). Residência médica em Neurologia – UNIFESP –EPM, Mestrado pela UNIFESP-EPM, MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Doutorado em administração de empresas pela FGV EAESP. Pesquisador visitante na Georgetown University, Washington - DC, EUA. Médico do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP-EPM e Gerente Executivo de Planejamento, Projetos e Inovação do Hospital do Coração (HCor-SP).

EVELYN TIBURZIO
Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp
Jornalista, especialista em Comunicação Corporativa pela Faculdade Cásper Líbero e em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há mais de 11 anos no mercado de saúde, é atualmente Diretora Técnica da Anahp, responsável pelo desenvolvimento de estudos setoriais, conteúdo técnico e científico de publicações e eventos, projetos estratégicos, marketing e comunicação integrada.

GONZALO VECINA NETO
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Médico pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e Mestre em Administração pela FGV EAESP. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988 e Professor do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde da FGV EAESP.

GUSTAVO ALVES ANDRADE DOS SANTOS
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo
Farmacêutico Bioquímico, Doutor em Biotecnologia, Mestre em Farmácia. Pós-graduado em Farmácia Hospitalar. Fez cursos de Farmácia Clínica e Hospitalar na França e Estados Unidos. Professor Universitário; Coordenador do grupo técnico de cuidados farmacêuticos ao idoso do Conselho regional de farmácia do estado de São Paulo; autor de livros no segmento de farmácia; Diretor do portal www.farmaciahospitalar.com.

HELAINE CARNEIRO CAPUCHO
Universidade de Brasília - UnB
Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto; Especialista em Farmácia Hospitalar e em Farmácia Clínica pela SBRAFH; Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto; Doutora em Ciências pela mesma escola; e MBA em Marketing pela FUNDACE/FEARP USP. Implementou o Programa Ebserh de Segurança do Paciente como Chefe de Serviço de Gestão da Qualidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Coordenou a implementação do Selo Ebserh de Qualidade. É Professora-adjunta do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

HELENA BARRETO DOS SANTOS
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Médica, especialização em Clínica Médica (HCPA) e Terapia Intensiva (AMIB), Doutorado em Epidemiologia (UFRGS), coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do HCPA desde 2012.

HELENO COSTA JUNIOR
Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA
Atualmente é Assessor direto da Superintendente do CBA. Mestre em Avaliação tem formação na área de Gestão de Serviços de Saúde e Qualidade, com ênfase em Acreditação e experiência na área de Avaliação e Gestão da Qualidade e Segurança, com especialidade em Programas de Acreditação Internacional. É atual membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. Professor de Pós-Graduação na FGV e Faculdade de Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo.

HELIDEA DE OLIVEIRA LIMA
Rede D’Or São Luiz
Médica, mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa. Professora do MBA Saúde e Coordenadora acadêmica do Curso de Analista de Acreditação da Fundação Getulio Vargas (FGV). Diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz. Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute Healthcare Improvement (IHI).

HENRY DE HOLANDA CAMPOS
Universidade Federal do Ceará
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará com residência médica em Nefrologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem mestrado e doutorado em Nefrologia e pós-doutorado em Imunologia de Transplantes, pela Universidade René Descartes, de Paris. Reitor da Universidade Federal do Ceará desde 2015. Coordenou o processo de expansão das escolas médicas na Rede Federal de Ensino Superior (MAIS MÉDICOS) e a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM).

JOSÉ MAURO VIEIRA JR.
Hospital Sírio-Libanês
Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo. Fez pós-Doutorado na UTMB-USA. Superintendente da Área Crítica do Hospital Sírio Libanês de 2014 a 2018, atualmente acumula essa função com a Diretoria do Instituto de Qualidade e Segurança do Hospital Sírio-Libanês (2018).

LINUS PAULING FASCINA
Médico, Mestre em Medicina Intensiva e Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP. Especialista em Melhoria pelo IHI-Boston. Foi superintendente Médico Hospitalar do SEPACO. Atualmente é Gerente Médico do Departamento de Maternidade e Criança - Hospital Israelita Albert Einstein

LUIZ EDUARDO LOUREIRO BETTARELLO
BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Medico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência médica em Clínica Médica e Cardiologia. Presidente da Associação Médica do Hospital Samaritano de 1996 a 1997. Diretor Clínico do Hospital Samaritano de 1997 até maio se 2000. Superintendente Médico do Hospital Samaritano de maio de 2000 até fevereiro de 2013. Superintendente Médico da BP, de fevereiro de 2013, até o presente momento.

LUIZ FERNANDO FERRARI NETO
Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo - SINDHOSP
Médico patologista Clínico, Medicina Diagnóstica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pós-graduação em Administração Hospitalar e em Sistemas de Saúde pela FGV EAESP e pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Diretor Médico da Global Lab Análises Laboratorial, Diretor da FEHOESP e IEPAS e Vice-Presidente do SINDHOSP.

MAGDA MACHADO DE MIRANDA COSTA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Gerente Geral substituta da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

MARA MÁRCIA MACHADO
Instituto Qualisa de Gestão
Chief Technical Officer da maior instituição acreditadora em saúde do país, o IQG e da Accreditation Canada no Brasil. Graduada em Enfermagem, com especialização em Saúde Pública, MBA Pleno em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e em Auditoria em Saúde. Responsável Técnica no Brasil pelo “IHI Open School” do Institute for Healthcare Improvement (IHI – EUA) e do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Membro do Comitê Internacional da Accreditation Canada, é Responsável Técnica pela Implementação do Sistema Canadense de Acreditação em Saúde no Brasil.

MARCELO CALDEIRA PEDROSO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
Professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É livre-docente e pós-doutor pelo Departamento de Administração da FEA-USP. É doutor em ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (USP). É doutor, mestre e graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (USP). Possui experiência executiva anterior em serviços de consultoria (Deloitte, Ernst&Young Consulting, IBM, i2 Technologies, KPMG Consulting/ BearingPoint, TerraForum) e saúde (Grupo Fleury).

MÁRCIA AMARAL DAL SASSO
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
Graduada em Enfermagem pela UFJF, Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela UFRN. Atuou na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG, na Maternidade Odete Valadares (Belo Horizonte) e no Hospital Regional João Penido (Juiz de Fora). Participou da Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, com treinamento em serviço no Hospital Naval Marcílio Dias - Marinha do Brasil. Atualmente é Enfermeira no Serviço de Gestão da Qualidade da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

MARCO AURELIO DE MAGALHÃES PEREIRA
Hospital Santa Marcelina
Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense com residência em Clínica Médica e em Cardiologia. Pós-graduação (fellowship) no Washington Hospital Center/Georgetown University onde serviu como diretor associado do Core Lab de angiografia e imagem intravascular. MBA em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é médico assistente do Serviço de Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Marcelina. 

MARGARETH CRISOSTOMO PORTELA
Fundação Oswaldo Cruz - Proqualis
Graduada em Engenharia Elétrica pela UFBA, mestrado em Engenharia Biomédica pela UFRJ, doutorado em Health Policy and Administration, pela University of North Carolina at Chapel Hill e pós-doutorado na Medical University of South Carolina. É pesquisadora da Fiocruz, lotada na ENSP, onde é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde.  É coordenadora geral do Proqualis, sediado no ICICT/Fiocruz.

MARIA D’ INNOCENZO
Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP)
Graduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1976), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração Aplicada à Enfermagem, tanto em hospitais públicos como privados. Orientadora credenciada na UNIFESP e CAPES atua principalmente nos seguintes temas: enfermagem, administração em enfermagem, indicadores de qualidade em saúde e enfermagem, gerenciamento e avaliação de qualidade em serviços de saúde e enfermagem. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação de Qualidade em Serviços de Saúde e Enfermagem GEPAV-SE e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerenciamento - GEPAG, ambos da UNIFESP. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção São Paulo - Gestão 1992-1994 e1995 a 1998.

MARIA DOLABELA DE MAGALHÃES
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM
Médica Pediatra Neonatologista. Coordenadora da Unidade Neonatal do Hospital Geral de Pirajussara por 10 anos e da Maternidade do Embu por 4 anos. Gestora da Qualidade no Hospital Municipal de Barueri por 3 anos e no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini por 2 anos. Coordenadora Coorporativa de Qualidade e Segurança do Paciente das Instituições Afiliadas SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina há 7 anos.

MARIA LAÍZ ATHAYDE MARCONDES ZANARDO
Doutora e Mestre em Administração de Empresas, na área de concentração em Produção e Operações Industriais e Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, respectivamente, e Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas. É bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo. No âmbito profissional atuou em hospitais da cidade de São Paulo, como o Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Samaritano, em cargos de liderança. Atua como professora convidada em faculdades e escolas técnicas desde 1996. Atualmente, é pesquisadora associada do FGVsaúde, coordenadora e professora em cursos de pós-graduação do FGV Corporativo da Fundação Getulio Vargas.

MARIANA GRANADO BARBOSA
Médica ginecologista com graduação e residência médica na Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo. Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas e Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade - ênfase em Gestão em Saúde, na mesma instituição. Atua como coordenadora médica da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M'Boi Mirim, como preceptora dos residentes de Ginecologia do Hospital Israelita Albert Einstein, no seu estágio de cirurgia ginecológica.

MARILIA CRISTINA PRADO LOUVISON
Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Médica Sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, Mestre e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora Doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Conselheira da Abrasco e da Associação Paulista de Saúde Pública. Tem experiência na área de gestão de sistemas e serviços de saúde do SUS. Pesquisadora e Professora no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão e Epidemiologia de Serviços.

MARTA MARIA MELLEIRO
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EE-USP
Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

PAOLA BRUNO DE ARAUJO ANDREOLI
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Psicóloga, doutora em ciência da saúde pela UNIFESP, MBA em gestão de saúde pelo INSPER, especialista em gestão de risco (AHSRM) e especialista em melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI). Atualmente é gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

PAULO HENRIQUE DANGELO SEIXAS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Médico Sanitarista. Possui mestrado em Administração de Empresas FGV EAESP. Atualmente é Médico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e professor instrutor da FCMSCSP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

PAULO KRON PSANQUEVICH
Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Médico gastroenterologista formado pela FMUSP, com residência médica no Hospital das Clínicas da FMUSP e estágio no exterior no Policlinico Santa Orsola Malpighi, Universita di Bologna, Itália; com especialização em administração de serviços de saúde/ administração hospitalar (Faculdade de Medicina- UNISA). Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Presidente do Comitê Gestor de Estruturação da Autarquia Hospitalar Municipal, Coordenador da Gerência Hospitalar e do SAMU e Superintendente da Autarquia do Hospital do Servidor Público Municipal. Foi delegado do Conselho Regional de Medicina de SP (CREMESP), de 2004 até 2018. Atualmente, é médico assistente do Instituto do Coração- InCor  e diretor de divisão do Gabinete da SMS da Coordenação Técnica em Ações Judiciais.

PAULO SOUSA
Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova Lisboa
Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-NOVA e membro do Centro de Investigação em Saúde Pública. Coordenador do Mestrado em Saúde Pública e do Curso Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Doente (em parceria com a ENSP Sérgio Arouca da Fiocruz, Rio de Janeiro). Tem como áreas de interesse académico: Políticas e Sistemas de Saúde, Avaliação e melhoria da Qualidade em Saúde, Segurança do Doente, Avaliação de resultados em Saúde ajustados ao risco e Doenças Cardiovasculares.

RENATO TASCA
Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS
Médico Sanitarista, Coordenador da Unidade de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS.

RENILSON REHEM
Hospital da Criança de Brasília
Médico formado pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Administração pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Atualmente é Superintendente Executivo do Hospital da Criança de Brasília José Alencar e Presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde – Ibross. Foi Secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde e Secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

RITA DE CASSIA PIRES COLI
Hospital do Coração – Hcor
Graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto; Especialização em Gerenciamento de Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein; Mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é Gerente Executiva Assistencial do Hospital do Coração – HCor. Desde 2017, coordena o grupo Organização Assistencial da Associação Nacional de Hospitais Privados.

SALOMÃO RODRIGUES FILHO
Conselho Federal de Medicina
Psiquiatra pela Universidade Federal de Góias. Desde 1998, está no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), onde já foi 1º vice-presidente (2006-2007), presidente (2007-2013) e coordenador da Comissão Nacional de Defesa da Regulamentação da Medicina (CFM-AMB-Fenam), 2010-2013. É fundador e atual coordenador político do Comitê das Entidades Médicas do Estado de Goiás (Cemeg). Desde 2003, é vice-presidente da Confederação Nacional da Saúde. 

SHEYLA MARIA LEMOS LIMA
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é tecnologista de saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente em contratualização em saúde, saúde suplementar, diretrizes clínicas, hospitais, operadoras de planos de saúde e hospitais filantrópicos.

SOLANGE AMORA ALIANDRO
Conselho Regional de Administração - CRA
Grupo de Excelência de Administração de Saúde
Administradora de Empresas e especialista em Administração Hospitalar pela FGV, Professora de cursos de pos graduação em Gestão de Saude na matéria Qualidade e Segurança do Paciente, Consultora de Gestão de Sistema de Qualidade em Saúde, Atualmente Assistente Técnica de Saúde do IAMSPE. Na Secretaria de Estado da Saúde (até 2013) foi assessora Hospitalar do Gabinete do Secretario, Diretora Administrativa da Coordenação da Região Metropolitana e de Hospitais do Estado.

VALMIR EMIL HOFFMANN
Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração – ANPAD
Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Zaragoza em 2002. É Professor Titular do Departamento de Administração na Universidade de Brasília, e também no Programa de Pós-graduação em Administração, além de coordenar o Mestrado Profissional em Administração, vinculado ao PPGA-UnB. 

VERA LÚCIA PEIXOTO SANTO MENDES
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA
Advogada e Sanitarista. Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora vinculada à FAPESB. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa OBSERVAPOLÍTICAS e da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar. Coordenadora do curso de  Especialização em Gestão em Serviços de Saúde.

VILANI MEDEIROS DE ARAÚJO NUNES
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora em Ciências da Saúde (UFRN); Mestrado em Enfermagem (PPGENF), Sanitarista, Especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ/UFRN), Especialista em Saúde da Família, Saúde do Idoso e Vigilância em Saúde (UNAERP). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, atualmente nos cursos de Graduação em Medicina e Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde (UFRN). Na Pós-Graduação, é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde UFRN/UMU/INSP) e membro permanente do Mestrado em Saúde da Família (RENASF), desempenhado as funções de docente e orientadora.


Monte seu site agora. É mais que fácil, é YSY!